F Borrões da Mary: Resenha - O ultimo Adeus - Cynthia Hand.

Postagens Recentes

Resenha - O ultimo Adeus - Cynthia Hand.

Livro: O Último Adeusa): Cynthia Hand


O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. 

O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. 

O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.




Eu comecei a ler este livro depois de ter visto mil resenhas nos blogs que acompanho Graças ao Deus da literatura eu não peguei nenhum spoiler a única coisa que eu tinha certeza é que a leitura seria intensa e triste e logo no comecinho eu  estava com um  imenso na garganta. 




Vou começar explicando um fato que me incomoda bastante em alguns livros que é a romantização da morte independente do estilo da escrita alguns autores escrevem livros sobre suicídio como se isso fosse uma coisa linda acabamos a leitura vendo lados positivos até mesmo quando esses não existem. 
Aqui neste livro vemos personagens que se importam agindo de verdade como alguém que perdeu um amigo, um irmão, um parente e não estou falando de horas ou dias afinal quem já perdeu alguém que ama sabe o quanto dói e reconhece o aperto no peito que não some jamais. 





Em O Ultimo Adeus conhecemos uma família destruída Tyler um adolescente com problemas comuns de adolescente se suicida (não é spoiler a gente sabe disso logo no começo) ele se vai, a morte o leva porém as pessoas que conviveram com ele ficam eles tentam lidar da melhor maneira possível que    nem sempre é a mais saudável com as consequencias dos atos DELENarrado pelo ponto de vista da Alexis (irmã de Tyler) com a ajuda de um diário que ela mantém a autora conseguiu nos dar toda uma perspectiva eu conseguia ter uma visão dos sentimentos dos personagens sem fazer muito esforço a maneira como Alexis falava sobre a situação da mãe me comoveu muitoPerdi as contas de quantas vezes li com lágrimas nos olhos foi muito emocionante de verdade. Sim eu sei que sou uma manteiga derretida mais não adianta tentar explicar ler é sensações eu me conectei com esse livro você pode não ter a mesma percepção.



Falando dos personagens a Alexis me extressou em alguns momentos ela sofre pela morte do irmão a gente sabe que doi, senti que é difícil e ainda assim ela age como se não estivesse acontecendo nada e até eu lendo e sabendo que estava tudo errado acreditava. Um ponto que me incomodou   muito foi a maneira como ela fica obcecada por um fato do livro ela tinha problemas mal   resolvidos tanto com os amigos, com o "namorado", com a mãena escola tudo indo por agua abaixoindo pelo ralotudo na merda e ainda assim ela não se tocava. A mãe de Tyler nos traz o tom de realidade da historia eu via nela o verdadeiro sentimento de luto aceitável e coerenteNão vou falar     muito dos outros personagens secundários alguns de extrema importância mais preciso dizer Steven é o personagem mais fofo do mundo. 
Esse livro não fala somente sobre suicídio, nos mostra as complicações que isto traz, nos mostra como as pessoas ao seu redor lidam com isso, não é um livro sobre o antes é sobre o depois.  





A edição é maravilhosa, folhas amareladas com fontes azuis  o que deu total diferença a DarkSide  arrasou a capa dura linda diagramação impecável o trabalho gráfico maravilhoso.
De verdade nunca fiquei tão triste fazendo a leitura de um livro foi pior que todas as leituras que já fiz passei as 344 páginas com um nó na garganta e ainda assim foi minha melhor leitura do mês por enquanto.

O suicídio existe ele esta ai para quem quiser ver se você tiver a chance de fazer a leitura desse livro por favor faça. Eu aprendi muito e tenho certeza que vai servir de aprendizado para você também.



"Existe morte ao nosso redor. Em todos os lugares para onde olhamos 1,8 pessoa se matam a cada segundo. Só não prestamos atenção. Até começarmos a notar." 





Nenhum comentário:

Postar um comentário