F Borrões da Mary: Resenha - O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #1 - Ransom Riggs

Postagens Recentes

Resenha - O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #1 - Ransom Riggs

Livro: O Orfanato da Srta. Peregrine Para 
Crianças Peculiares # 1
Autor(a): Ransom Riggs
Ano: 2015 
 Páginas: 336
Idioma: português 
Editora: LeYa


Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. 
“Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” RICK RIORDAN, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos.
 “Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.” JOHN GREEN, autor de A culpa é das estrelas. “Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” TIM BURTON


Sobre o livro:

E se tudo que a gente sabe sobre a humanidade for uma mentira? E se na verdade nossos olhos nos enganam? E se crianças com poderes for algo normal em algum lugar por ai?  





Em O orfanato da Srta Peregrine nós vamos ver exatamente isso  vamos descobrir um mundo novo cheios de curiosidades. 
Lendo esse primeiro livro eu tive a impressão de que é um prólogo para o próximo todos os acontecimentos nos levam ao que vai acontecer no segundo volume da serie (que eu ainda não li) mais ainda assim é indispensável aqui vamos conhecer os personagens e entender esse mundo peculiar e antes de falar um pouco sobre ele tenho que apresentar a vocês um pouco desse universo já que para entender a historia temos que saber um pouco mais sobre o termos: 

Peculiares: Ramo oculto de qualquer espécie, seja humana ou animal, abençoado (e amaldiçoado) com traços sobrenaturais. Respeitados na Antiguidade, porém temidos e perseguidos em tempos mais recentes, os peculiares são párias que vivem nas sombras.

Ymbrynes: Matriarcas transmorfas do reino peculiar. São encarregadas de proteger crianças peculiares. Têm os poderes de se transformar em aves quando bem entendem e de manipular o tempo. Na antiga língua peculiar, a palavra ymbryne significa “revolução” ou “circuito”.

Etéreos: Ex-peculiares, ávidos pela alma de seus antigos irmãos. São monstros cadavéricos e ressequidos, exceto pelas mandíbulas musculosas, dentro da qual abrigam línguas poderosas como tentáculos. São especialmente perigosos por serem invisíveis a todos, com exceção de alguns poucos peculiares, dos quais Jacob Portman é o único vivo de que se tem conhecimento (seu falecido avô era outro). Até pouco tempo atrás, quando uma inovação recente ampliou suas habilidades, os etéreos não podiam entrar nas fendas, que, por isso, eram a moradia preferida dos peculiares.

Ácolitos: Etéreos que evoluíram e se tornaram visíveis para todos e em tudo semelhantes a uma pessoa normal, com uma exceção: os olhos sem pupilas, perfeitamente brancos. Brilhantes, manipuladores e habilidosos em se disfarçar, os acólitos passaram anos se infiltrando tanto na sociedade normal quanto na peculiar. Eles podem ser qualquer um: o balconista da mercearia, o motorista do ônibus, seu psiquiatra. Realizaram uma longa campanha de assassinato, medo e sequestro de peculiares, usando os etéreos como seus monstruosos assassinos. Seu objetivo final é se vingar e assumir o controle do mundo peculiar.


Então vamos ao livro contado em primeira pessoa pelo personagem principal o Jacob o que vemos nas primeiras páginas do livro é um avô que conta para seu neto histórias aparentemente fictícias um conto de fadas para entreter o neto. 
Jacob cresce acreditando nas historias do avô mais atingindo uma certa idade percebe que tudo pode ter sido apenas mentira que o vovô Portman o enganou durante todo aquele tempo.
Acontece que em uma tarde que poderia ser como outra qualquer de uma hora para outra se torna estranha e tenebrosa pois o avô Portman é assassinado e só Jacob consegue ver a criatura que o matou. 

Os meses passam mais o Jacob continua atormentado tanto pelas ultimas palavras de seu avô como pelo mostro que ele conseguiu ver os pais de Jacob percebendo que ele não esta nada bem decidem procurar um psicólogo e este aconselha Jacob a descobrir o que realmente o seu avô quis lhe dizer. E é assim que Jacob vai parar na ilha onde supostamente era sede de um lar para crianças refugiadas da Segunda Guerra Mundial e que serviu de lar para o seu avô. 

"Fiquei comovido com essa nova imagem de meu avô, não um maníaco por armas e paranóico, nem um adúltero mentiroso, tampouco um homem que nunca estava presente para sua família, mas um cavaleiro andante que arriscava a vida pelos outros, vivendo em carros e hotéis baratos, na perseguição de sombras mortais, e que voltava para casa com algumas dúzias de bala a menos e ferimentos que nunca explicou direito, além de pesadelos sobre os quais não podia falar. E, por esses muitos sacrifícios, tudo o que recebia era desprezo e desconfiança daqueles que amava. Acho que por isso ele escreveu tantas cartas para Emma e a srta. Peregrine. Elas compreendiam."

Depois de muitas idas e vindas que eu não vou entrar em detalhes fica claro para o Jacob que o mundo não é um mar de rosas  uma aventura começa os etéreos e os acólitos ameaçam a vida de todos  tanto humanos quanto peculiares e descobrir o por quê, e o como vai ajudar a manter o mundo em ordem.
 Esta é a missão de Jacob e lá o garoto descobre que também é peculiar e esse poder que ele tem será essencial para manter o mundo peculiar em ordem e agora tudo que ele deseja é ter sua vidinha de volta quando tudo era simples e quando seu avô estava vivo. 

Narrado em primeira pessoa essa é uma fantasia muito bem feita as vezes até previsível mais a todo momento tinha uma nova surpresa as fotos que ilustram o livro dão o toque primordial a leitura. Sabe quando você lê algo e percebe que necessitava ver? Este livro te dá essa chance você lê algo que aparentemente poderia ser impossível e tão logo vemos a foto deixando tudo um pouco mais "real" no fundo do livro tem as legendas com o nome dos fotógrafos que deixam bem claro o significado eu aconselho que não leia afinal a expectativa pelas páginas pretas deixa tudo ainda melhor. 
Durante a leitura somos banhados por uma imensidão de descobertas as crianças peculiares foram muito bem construídas deixando bem claro a personagem de cada uma e deixando algumas delas bem medonhas. 





Como sempre acontece comigo quando leio um livro que eu gosto não consigo me expressar totalmente tenho medo de deixar escapar algo e privar vocês da experiência maravilhosa. 
O único ponto negativo foi a profundidade dos personagens eu não consegui entender muito bem a maioria deles por ser uma serie espero que isso seja corrigido nos próximos livros. 
A ideia da fantasia em si foi o que me deixou realmente apaixonada apesar de ter esperado algo um pouco mais sombrio gostei ainda assim. 
A capa é muito linda e este do um dos principais motivos para eu ter feito a compra a diagramação junto com as fotos ficaram uma perfeição já estou com a sequência em mãos e ansiosa para continuar.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais dessa fantasia maravilhosa.
Bju e até a próxima. 

Veja um pouco deste livro logo aqui abaixo : 



Nenhum comentário:

Postar um comentário