F Borrões da Mary: Resenha - Os 13 Porquês - Jay Asher.

Postagens Recentes

Resenha - Os 13 Porquês - Jay Asher.

Livro: Os 13 Porquês



Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.




Para começar eu queria explicar que essa não foi uma leitura fácil para mim eu tenho esse livro  2 anos eu sabia que ia -lo até porquê não me desfiz dele protelar na leitura tem um motivo na época da escola eu tive um colega que se suicidou não vou entrar em detalhes e os motivos não foram os mesmos do livro foram questões pessoais  mais enfim falar ou ler sobre esse   assunto não é fácil para mim acredito que não seja para ninguém. 


livro traz a historia de Hannah e os 13 motivos para ela ter cometido o suicídio ela conta essa história por meio de fitas ou seja durante um tempo ela planejou a própria morte e resolveu que queria que os culpados disso soubessem. O livro é narrado simultaneamente pelas fitas da Hannah que nos fazem reviver alguns fatos do seu passado e por Clay Jensen um dos 13 motivos as fitas devem ser passadas a todos os motivos e se parar em algum deles o conteúdo da fita vai ser divulgado trazendo assim todos os culpados a publico. 


Um dos motivos para eu ter finalmente decidido fazer a leitura foi o Setembro Amarelo que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. 

Eu precisava fazer essa leitura escolhi esse livro como o primeiro da minha TBR e acabei so lendo no dia 22 de setembro tive medo de ler. Ok! Eu sei que não é um livro de terror mais pense comigo é um livro que conta os motivos de uma garota ter cometido suicídio sabe quantas fofocas eu ouvi durante minha adolescência? Quem nunca ajudou a espalhar um boato? Bullyng, mentiras, fofocas, abusos, brincadeiras infantis que tomam proporções gigantescas é disso que o livro trata é uma tapa na face e em mim bateu como uma mão bem aberta. 


A Hannah traz nas fitas uma pitada de humor mórbido (literalmente falando) e esse foi o motivo de eu conseguir encerrar a leitura o autor trouxe o tema de uma maneira leve (na medida do possíveleu fiquei muito tocada fazendo essa leitura por diversas vezes parei para respirar pois estava sufocadaentender os motivos de Hannah foi muito difícil eu a julgava a todo momento pensando "ela poderia ter evitado isso" "ela já decidiu" "ela vai fazer sem nem tentar mais um pouco". 

"-Nada. -É ridículo. Eu não pertenço a essas fitas. Hannah só queria uma desculpa para se matar. "


Em muitos momentos eu senti raiva da Hannah e ao mesmo tempo eu queria abraça-la tentava conversar com ela, dizer que ela não estava sozinha mais infelizmente não dava. 


Clay é um personagem extremamente humano na maioria das vezes eu  pensava as mesmas coisas que ele era como se ele estivesse lendo minha mente a todo momento eu queria descobrir o motivo dele e ao mesmo tempo tinha medo quero deixar claro que no livro a gente não conhece nenhum personagem a fundo no livro a gente conhece os motivos de uma  Hannah que mudou durante o tempo se tornou outra pessoa, as fitas são os últimos momentos dela o que restou de uma garota radiante e feliz o Clay por mais que seja ou pareça um garoto gente fina o que a gente  é a mente perturbada pelas fitas um livro inteiro na cabeça de uma  pessoa  ouvindo fitas de uma suicida. No mais sabemos o que a Hannah diztemos os personagens naqueles momentos   específicos, e como eu poderia analiza-los? A lição do livro não é exatamente essaNão devemos julgar as  pessoas pelos seus atos. Como posso julgar uma pessoa pelos olhos de outra?
 O que posso dizer de personagens que não tive chance de conhecerNão posso dizer a vocês nada sobre elesPelo ponto de vista da Hannah? EU ODEIO TODOS mas é  isso o ponto de vista dela. 

 "- Como você está se sentindo hoje?

 - Neste exato momento? - Neste exato momento. 

 - Neste exato momento, me sinto perdida, eu acho. Meio vazia.

 - Vazia como?
 - Simplesmente vazia. Simplesmente nada. Não me importo mais.
" 


Chorei sim em muitos momentos os últimos capítulos foram bem intensos para mim o livro nos dá uma lição de moral eu indico demais essa leitura a capa é muito bonita a diagramação impecável o autor carregou todo um peso de uma historia com um tema desse sem deixar em nenhum momento de expressar as emoções necessárias 

Dei 5 estrelas para ele no meu skoob não é uma leitura que eu faria novamente mais com certeza é um livro que vou guardar por muito tempo. 


Precisa de ajudaBrasil: 
Ligue: 141 
Centro de Valorização da Vida 


Nenhum comentário:

Postar um comentário